Alunos do 7º ano do Vitória debatem Direitos Humanos

Debate, conscientização e participação do jovem no debate cujo tema toma conta das ruas
JBO/Maurício Maron

Alunos do sétimo ano do Colégio Vitória, em Ilhéus, realizaram neste sábado um seminário sobre Direitos Humanos, com abordagens aos direitos da criança e do adolescente, das mulheres, do trabalhador, do consumidor, à nacionalidade, à vida, à liberdade e segurança e à igualdade. O trabalho é resultado De um criterioso estudo do texto "Eu sou Malala", que revela a história da menina que defendeu o direito de educação às mulheres no Paquistão e recebeu, em 2014, o Prêmio Nobel da Paz.

De acordo com a professora Adriana Galo, a atividade foi interdisciplinar e envolveu as disciplinas de Português, Literatura e Produção de Texto. O objetivo é trabalhar a oralidade, mantendo uma relação direta com o hábito da pesquisa e com desenvolvimento da escrita, além de exercitar a autonomia e o trabalho coletivo. “Sabemos da necessidade do outro para vivermos numa sociedade mais digna, mais humana. Nesse quesito entra a importância do debate sobre direitos humanos, visando redescobrir valores aparentemente esquecidos, e o respeito a eles”, destaca a professora. 

Para os professores que integraram o projeto, o estudo de Língua Portuguesa e de qualquer outra disciplina, abrange não apenas a mediação de conteúdos, mas reforça valores que são aprendidos em casa e que permeiam o cotidiano do ser humano. “É nesse caminho que se solidifica a verdadeira educação”, reforça Adriana Galo. O encontro foi de protesto e de esperança. Os alunos lembraram casos como a da jovem estuprada no Rio de Janeiro e firmaram compromissos pela construção de um mundo melhor.